top of page

HISTORIAL

 

 

No início da década de oitenta, assiste-se em Fafe ao aparecimento de infra-estruturas desportivas, onde se inclui o Pavilhão Municipal, que possibilitam a pratica desportiva.
A Associação Desportiva de Fafe, atenta as novas realidades materiais, cria o departamento de actividades amadoras que aproveita a disponibilização do Pavilhão Municipal para fazer nascer as modalidades "Andebol" e "Voleibol", na época desportiva de 1982/1983. Surgem então as primeiras equipas de jovens fafenses a praticar outro desporto que não o futebol…
E de realçar que a autarquia patrocinava os espaços desportivos em condições vantajosas para o clube, não obrigando ao pagamento de qualquer taxa, situação de privilegio relativamente a muitos outros clubes nossos adversários. Outro apoio importante da autarquia foi na área dos transportes para as constantes deslocações das várias equipas.
A Associação Desportiva de Fafe aproveitou estas condições e lançou-se na competição, federando os seus atletas na Associação de Andebol de Braga e participando nos respectivos campeonatos regionais, apenas nos escalões de formação, iniciando uma aprendizagem da modalidade. Neste aspecto foi fulcral o papel do primeiro treinador, Professor Jaime Bonifácio, que com o seu empenho, liderança e capacidade, conseguiu transformar jovens entusiastas, mas desconhecedores da modalidade, em autênticos atletas vencedores. Não demorou muito tempo a conquista de títulos regionais nos diferentes escalões de formação, atletas nas selecções, um título nacional e a chegada ao escalão máximo da modalidade em 1989. Poucos anos chegaram para Fafe ter andebol ao mais alto nível no seu pavilhão.
Vicissitudes próprias dos clubes desportivos levaram a que o Andebol abandonasse a casa – mãe, a ADF, e se tornasse autónomo com a criação de um clube específico.
E então que a 25 de Julho de 1996 surge o Andebol Clube de Fafe, sob a responsabilidade de antigos dirigentes.
O novo clube seguiu o seu caminho, atingindo rapidamente o sucesso com a chegada de novo ao topo da hierarquia. Fafe volta a ter andebol de primeira na época 2002/2003, situação que não se regista actualmente, com o ACF a competir ao melhor nível na Liga Profissional.
Contudo, mais importante que estes resultados e estes títulos que proporcionaram grande satisfação a todos, regista-se a vertente humana e social dos jovens que passaram pelo Pavilhão. Este tornou-se uma autêntica segunda casa para muitos jovens que ai encontraram afecto, carinho e atenção. Foi nesta vivência que muitos deles se formaram como homens e se tornaram cidadãos responsáveis. Sentimos imenso orgulho ao ver esses jovens transformados em homens de sucesso, alicerçados nos hábitos de disciplina, na sujeição a regras de grupo, no habito a superação das dificuldades que o desporto impõe e sem qualquer prejuízo no seu percurso escolar (como se verifica pelo elevado numero de licenciados e ate doutorados entre os ex-atletas).
O Andebol Clube de Fafe foi fundado em 25 de Julho de 1996, sendo a sua constituição publicada no Diário da Republica, nº 226/98, Suplemento III Série, em 30 de Setembro de 1998. Tem o C.I.P.C. nº 503735825, com a Caracterização Jurídica de Associação e a Actividade Principal com o nº 92620 e a sua sede em Fafe. As cores do seu equipamento são o azul-marinho, o branco e o vermelho.
Falar do ACF sem invocar a A.D. Fafe não e possível, sob pena de não honrar e homenagear aqueles (Directores) que criaram a modalidade em Fafe e os que lhe deram vida (Atletas). A colectividade foi criada por acordo com a A.D. Fafe, que ao longo de 13 anos ajudou a fazer a história do andebol em Fafe, desde a época 1982/83. O ACF e assim herdeiro dos vários momentos de gloria, com variadíssimos títulos de campeões regionais e nacionais e vencedores da Taça Federação de Andebol de Portugal, bem como, pelo valor intrínseco dos seus atletas fafenses, sendo muitos deles internacionais (Armando Gonçalves e Miguel Fernandes foram Campeões Europeus) e contratados por outros clubes do Top do Andebol Nacional.
A formação de um clube com inteira dedicação ao andebol, não foi uma ideia repentina, foi pensada e amadurecida ao longo do tempo, pois diversas tentativas de autonomia da modalidade foram feitas - desde 1992/1993 que se sabia como fazer a transição - mas o passo decisivo sempre falhou. O aparecimento de um novo clube para a pratica do andebol na cidade de Fafe, prende-se com a tomada de consciência, essencialmente do grupo de atletas fafenses mais velhos, de que o andebol necessitava de um espaço só seu, onde existisse estabilidade para promover e fomentar o êxito da modalidade e dos seus intervenientes, transformando o clube numa Escola de Virtudes e sucesso.
Confiante que o futuro e superior interesse da modalidade passava pela sua emancipação, continuou o grupo de atletas e já com ex-atletas as conversações com a direcção da A.D.F., tendo-se por fim chegado a um acordo, transitando os direitos e deveres desportivos relativos ao andebol deste clube, para o novo a criar, nascendo assim em Julho de 1996 o Andebol Clube de Fafe. O novo clube inscreveu-se na Associação de Andebol de Braga e na Federação Portuguesa de Andebol, na época de 1995/1996, com 106 atletas masculinos de todos os escalões etários e 12 femininos, competindo hoje apenas com equipas masculinas. Nos primeiros dez meses de existência, o clube foi gerido por uma Comissão Administrativa. Em 1997/98 o clube foi campeão nacional de juniores (2ª divisão) e na época 2003/2004 participou no primeiro campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.

 

O ANDEBOL CLUBE DE FAFE

bottom of page